Pesquisa irá traçar o perfil do visitante do Rio de Janeiro

Notícias recentes sobre o que acontece de mais importante voltar

Entender o perfil do turista que vem ao Rio, seja ele nacional ou internacional, é fundamental para a criação de políticas públicas de estímulo ao setor. Este é o objetivo da pesquisa de demanda turística que o RioCeptur, Observatório do Turismo mantido pelo Rio Convention & Visitors Bureau, em parceria com a TurisRio e Secretaria de Turismo do Estado do RJ (Setur) conduzem até o fim de fevereiro.

Dividida em três etapas — a primeira consiste na aplicação de aproximadamente 900 questionários até o Carnaval — a pesquisa ajudará a fazer um ‘Raio X’ dos turistas nos períodos de baixa, média e alta temporada coletando informações como idade, meios de hospedagem e transporte, motivação, ferramentas de busca, permanência e gasto médio, além de avaliações sobre os produtos e serviços utilizados.

Dentre os motivos que levaram o Rio CVB a viabilizar o estudo está a ampliação do conhecimento sobre os fluxos turísticos receptivos e seus impactos sobre a atividade econômica da capital. Outra questão importante — em que se destacam a participação da Secretaria Estadual de Turismo e da TurisRio — é a criação de políticas públicas que estimulem a atividade turística na cidade.

“O levantamento de dados é fundamental para nosso planejamento e, assim, projetarmos o destino Rio de Janeiro de forma assertiva nos eventos de que participamos. Entender o mercado e seus anseios e compartilhar com nossos pares trará mais efetividade para nossas ações”, explica Sonia Chami, presidente do Rio Convention & Visitors Bureau.